14 de fevereiro de 2014

O trabalho multifacetado de Mana Bernardes


Criativa, artista plástica, engajada em causas sociais, designer e atenta a sustentabilidade…Tudo isso é Mana Bernardes. A carioca já mostrava interesse pela arte desde pequena, mas é claro que o fato de ser neta do arquiteto Sérgio Bernardes (que trabalhou com Lúcio Costa e Oscar Niemeyer no início de carreira) e filha do cineasta Sérgio Bernardes Filho, explica que o talento é genético e passou de geração em geração.

Aos 7 anos de idade, Mana visitou uma aldeia indígena e teve a grande ideia de começar a produzir colares com materiais reaproveitaveis, como garrafas PET. A experiência deu tão certo que alguns anos depois, a artista já dava aulas em ONG`s. Hoje em dia, o trabalho de Mana está espalhado em várias partes do mundo, seja em galerias de arte, lojas internacionais e até mesmo em ruas populares. O objetivo é unir arte, sustentabilidade e educação.







O trabalho de Mana chamou tanta atenção, que ela foi convidada a expor na Fundação Cartier, dos Irmãos Campana. Em fevereiro de 2012 ela lançou o livro “Mana e Manuscritos “, obra que retrata sua carreira, imagens lindíssimas e também alguns de seus poemas em forma de manuscritos. O prefácio foi escrito por Arnaldo Antunes e coordenação de Heloísa Buarque de Holanda.




No ano passado, Mana entrou em parceria com a marca Ipanema e criou a linha de sandálias “Ipanema do Mundo”. A sola com frases poéticas foi desenvolvida a partir de uma estampa digital produzida pela própria artista, além de ser feita de massa 30% reciclável e com material totalmente reutilizável. O resultado final foi apresentado pela primeira vez na última edição de verão da Fashion Rio.



Para quem ficou interessado, Mana estará em uma exposição coletiva na Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea, em Ipanema. Desta vez, ela lança o trabalho Poesia que Desfaz Quinas, manuscritos em bambu laminado!

Inspiração: “Eu sou carioca então busco muita inspiração na natureza e sou muito ligada na questão da vida como matéria-prima, de respirar, estar vivo, do encantamento que é nascer, brotar.”


Serviço:

Eposição coletiva – primeiro estudo: sobre amor

Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea - Ipanema, Rio de Janeiro

Abertura no dia 15 de fevereiro de 2014

Nenhum comentário: