25 de abril de 2014

São Paulo recebe lixeiras que funcionam com luz solar


Algumas ruas do Jardins, bairro nobre de São Paulo, ganharam uma tecnologia bem interessante e sustentável essa semana: lixeiras que funcionam através da luz solar. Com apenas 8 horas de Sol, ela pode funcionar durante um mês inteiro e armazenar até 600 litros de materiais recicláveis. Sabe o que isso significa? Que elas tem a capacidade de 12 lixeiras convencionais.


E a inovação tecnológica não para por aí, já que as “Big Bellys” (nome das lixeiras) praticamente sabem falar. Isso porque elas avisam via SMS quando estão vazias, com 80% de seu interior ocupadas e até quando atingiram sua capacidade máxima. Tudo isso ajuda na hora de recolher o lixo, pois reduz a mão de obra, descarta o uso de sacos de lixo e beneficia o meio ambiente.


Cada uma das lixeiras custou R$8 mil reais e são fabricadas pela empresa Inova Gestão de Serviços Urbanos. A iniciativa é da Assossiação dos Lojistas dos Jardins, que ainda está testando a tecnologia pela região. Ao todo, 5 “Big Bellys” estão espalhadas pelo bairro, mas se o resultado for satisfatório a intenção é levá-las para outras regiões.

Saiba onde encontrar as lixeiras tecnológicas:

1. Alameda Lorena com a Rua da Consolação,

2. Rua Peixoto Gomide com a Rua Oscar Freire,

3. Rua Bela Cintra com a Rua Oscar Freire,

4. Rua Bela Cintra com a Alameda Tietê,

5. Rua Melo Alves com a Rua Oscar Freire.

Nenhum comentário: