23 de maio de 2014

“Obsessão Infinita” é a primeira exposição de Yayoi Kusama no Brasil

Uma das artistas japonesas mais conceituadas no universo da arte ganha uma fantástica exposição pelo Brasil. Em “Obsessão Infinita”, somos apresentados ao universo de Yayoi Kusama, com suas famosas bolinhas (ou também chamadas de Polka Dots). Depois de passar pelo Rio de Janeiro e Brasília, chegou a vez de São Paulo se encantar com 110 obras da artista, realizadas entre 1949 e 2012, tudo no Instituto Tomie Ohtake


Com a curadoria de Philip Larratt-Smith e Frances Morris, a mostra inclui trabalhos em papel, pinturas, vídeos, esculturas e instalações bem criativas. Essa obsessão pelas bolinhas, que hoje foi transformada em arte, começou como um Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Mas dá para ver que Yayoi soube muito bem como lidar com a doença. Sua estética já lhe rendeu várias premiações e até mesmo uma parceria com a marca Louis Vuitton. Hoje, aos 84 anos, a artista vive em uma clínica psiquiátrica em Tókio, por opção própria.




Ao visitar a exposição, não é difícil se contagiar com as polka dots de Yayoi, afinal, elas estão por todos os lados e sob diversos aspectos. Uma das atrações é composta por uma sala toda espelhada, onde os visitantes ficam em meio a balões espalhados pelo chão. Em outros pontos, as bolinhas compõem cenários incríveis, como estes:









Serviço:

Exposição “Obsessão Infinita”

Instituto Tomie Ohtake: Av. Faria Lima, 201 – São Paulo

Horário: de terça a domingo, das 11h às 20h,

Data: 22 de maio à 27 de julho


Nenhum comentário: